Junho Verde – Mês de Conscientização da Escoliose

Junho Verde é o mês da conscientização sobre a escoliose idiopática, uma patologia que acomete de 3% da população mundial de 0 a 18 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), totalizando mais de 50 milhões de crianças do mundo. No Brasil, são mais de 1,6 milhões. O dia 27 de junho foi o escolhido para celebrar o Dia Internacional da Conscientização sobre a Escoliose Idiopática.

Ela não tem cura e muitas vezes é silenciosa e progressiva, mas há diversas formas de tratamento. A principal ferramenta contra essa condição é a INFORMAÇÃO, o que facilita o diagnóstico precoce, permitindo o rápido encaminhamento para o TRATAMENTO ADEQUADO.

A eficácia do tratamento dependerá do diagnóstico prévio. Nos casos em que a curva da escoliose possui baixo valor angular, o médico especialista acompanha o paciente de perto. Quando se tem curvas maiores de 20 a 40 graus, usa-se coletes como tratamento. Hoje, existem evidências científicas que mostram que o resultado do uso do colete é muito bom para o tratamento da doença. De três crianças que são tratadas com colete, uma é retirada da fila de cirurgia.

De todos os casos de pacientes com escoliose, cerca de 10% necessitarão de tratamento cirúrgico, o que equivale a 4,8 milhões de casos. Nos casos mais graves operamos, fazendo a correção da escoliose. Quanto mais precoce o diagnóstico, menor a chance de se fazer uma cirurgia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *